quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tobar, Ugarte, Albisu, López de Luzuriaga e Zalakain são os protagonistas do filme «Barrura begiratzeko leihoak»

Josu Martínez, um dos cinco realizadores do filme Barrura begiratzeko leihoak, e Haizea Belza, membro da Zinez Elkartea, deram a conhecer hoje os nomes dos cinco presos que são protagonistas do filme - Irati Tobar, Jon Ugarte, Mikel Albisu, Gotzone López de Luzuriaga e Jesús Mari Zalakain -, bem como a verba que conseguiram juntar - 20 000 euros - desde que, na semana passada, deram início à campanha de pedido de ajuda económica.

O filme aborda as histórias pessoais e humanas de cinco prisioneiros bascos: assim, Josu Martínez centrou-se na história da portugaluja Irati Tobar, jovem independentista entregue às autoridades espanholas na sequência de um mandado europeu emitido contra ela, que conta os seus sentimentos e emoções antes de dar entrada na prisão.

Txaber Larreategi rodou a história do zestoarra Jon Ugarte, que conta como enfrenta a vida depois de sair da prisão.

A presa aguraindarra Gotzone López de Luzuriaga, que tem uma doença grave, é a protagonista da realizadora Mireia Gabilondo, enquanto Enara Goikoetxea abordou a vida de Jesús Mari Zalakain, professor da UPV condenado no âmbito do macro processo 18/98, no caso relativo ao Egin.

Finalmente, Eneko Olasagasti narra a história pessoal de Mikel Albisu. O donostiarra, encarcerado no Estado francês, incide na forma como se recuperam amizades depois de tantos anos na clandestinidade e fora da sua terra. / Ver: naiz.info e Berria