terça-feira, 23 de abril de 2013

O Sortu de Antsoain opõe-se ao julgamento de Artzai Santesteban e inicia uma campanha de solidariedade

Artzai Santesteban vai ser julgado em Maio na Audiência Nacional espanhola, acusado de «atentado à autoridade». O Sortu de Antsoain deu início a uma campanha de solidariedade com Artzai e convocou uma manifestação para dia 27 de Abril, às 12h30, a partir da Praça Lapurbide.
Artzai Santesteban é acusado de ter atacado com artefactos incendiários uma patrulha da Polícia Foral de Navarra na Alde Zaharra de Iruñea no dia 9 de Março de 2008. O MP pede 12 anos de cadeia.

«O Artzai foi acusado sem recurso a provas periciais, sem uma acção concreta por parte da Polícia. O que o senta no banco dos réus é um depoimento incriminatório feito por outra pessoa quando se encontrava incomunicável nos calabouços policiais espanhóis», denuncia o Sortu de Antsoain (Nafarroa).

«Terminado o período de incomunicação, no gabinete do juiz esta terceira pessoa afirmou ter sido "selvaticamente torturada" - algo que o magistrado não investigou - e negou, na presença do juiz, o depoimento que fizera na esquadra, dizendo que o assinou depois de ser torturada. Nós, que não somos juristas, vemos que existem dúvidas mais que suficientes para pôr em causa a acção judicial e para pôr mesmo em questão a realização do julgamento», acrescenta o Sortu, que reclamou a absolvição de Santesteban.

A força abertzale lembrou ainda que em Antsoain há catorze pessoas a aguardar julgamento e para as quais se pedem penas de prisão. No total, têm de fazer frente a 67 anos de prisão e a 120 000 euros, entre multas, fianças e despesas com advogados. As acusações são variadas: participar em piquetes nas greves gerais, ir ao Riau-Riau (nos sanfermines) ou militar publicamente em organizações como Batasuna, Ekin ou Segi.

Preocupado com esta situação, o Sortu decidiu articular uma linha de trabalho constante com estas pessoas na referida localidade de Iruñerria, por forma a denunciar a violação dos seus direitos. / Fonte: Gara e ateakireki.com