terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Jornada solidária em Ondarroa com o preso político Eneko Etxaburu

Eneko Etxaburu foi detido pela Polícia espanhola em Janeiro de 2008, com mais sete jovens da comarca de Lea-Artibai (Bizkaia), numa operação decretada pelo juiz Fernando Grande-Marlaska, que acusou os jovens de pertencer à organização revolucionária Segi.
Dos quatro jovens condenados a seis anos de cadeia (por entre graves denúncias de torturas durante o período em que permaneceram incomunicáveis em poder dos polícias), três foram libertados em Janeiro último; só Eneko continua na cadeia, em Logroño.

Nos últimos tempos, têm sido levadas a cabo várias iniciativas solidárias com o jovem ondarrutarra, para denunciar o facto de continuar preso «pelo seu trabalho político» e exigir a sua libertação. Dando seguimento a estas iniciativas, dia 8 de Março Ondarroa, a gloriosa, será palco de uma jornada solidária com o filho da terra.

O Elkartasun Eguna incluirá múltiplas actividades, como uma fotografia gigante, um trikipoteo (com música e copos, sempre se vai aquecendo...), um almoço com bertsos (com a participação de Fredi Paia e Xabier Silveira; tão boa gente e só por 7 euskos!). Haverá ainda uma manifestação e, a partir das 22h00, um concerto no gaztetxe. / Ver: Turrune!

Concentração pelos direitos dos presos, em Iruñea
Ontem à tarde, com é hábito às segundas-feiras, realizou-se uma concentração frente à sede do PP na capital navarra, com a participação de 58 pessoas, para reivindicar o direito dos presos políticos a viver em Euskal Herria. Nas faixas que exibiram lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «No a los juicios políticos / Epaiketa politikorik ez» / Ver: lahaine.org