terça-feira, 18 de novembro de 2014

Trabalhadores do Osakidetza em Gipuzkoa fazem greve esta quinta-feira

De acordo com o pré-aviso, a paralisação convocada começa às 8h00 e termina às 22h00. Os trabalhadores exigem a recuperação do emprego destruído, o fim das cargas de trabalho inaceitáveis, a eliminação das discriminações salariais entre funcionários e a melhoria da prestação do serviço público de saúde na Comunidade Autónoma Basca.

As paralisações e mobilizações agendadas pelos sindicatos que representam os trabalhadores no Osakidetza - Serviço Público de Saúde na CAB - prosseguem esta semana. Desta vez, são os trabalhadores de Gipuzkoa a fazer greve, na quinta-feira. O Osakidetza não mostra «vontade de negociação», afirmam os sindicatos, que acusam a administração de «mentir» quando diz que estas mobilizações visam «o aumento salarial e a redução da jornada laboral».

Os representantes dos trabalhadores voltaram a manifestar a sua disponibilidade para negociar, mas também se mostraram dispostos a continuar a luta enquanto as condições de trabalho não melhorarem. Para esta quinta-feira, os sindicatos convocaram também uma manifestação, que partirá do Boulevard donostiarra ao meio-dia.

No dia 27, o pré-aviso de greve abrange os trabalhadores da Bizkaia - os de Araba fizeram greve no dia 13. No dia 4 de Dezembro, são chamados à greve os trabalhadores do Osakidetza nos três territórios.

Uma das principais reivindicações dos trabalhadores relaciona-se com a recuperação do emprego «perdido» nos últimos quatro anos: desde 2010, o Osakidetza destruiu mais de 3000 postos de trabalho, o trabalho precário generalizou-se, pelo que é necessário voltar a apostar na criação de emprego público de qualidade. / Ver: Berria