quarta-feira, 25 de março de 2015

A Polícia deteve Egoi Irisarri por chamar «torturador» a um agente como tal identificado

Egoi Irisarri foi detido, esta manhã, na capital navarra por agentes da Polícia espanhola e já foi posto em liberdade. É acusado de «resistência passiva grave» e de «caluniar e injuriar» as chamadas Forças de Segurança do Estado espanhol; mais concretamente, acusam-no de ter chamado «torturador» a um agente identificado no julgamento de 28 jovens independentistas bascos como um dos responsáveis pelos maus-tratos que lhes foram infligidos.

O caso de Irisarri, no âmbito do julgamento dos 28, já foi arquivado, depois de um representante do Ministério Público (MP) ter retirado as acusações contra ele - devido ao relatório médico que o jovem apresentou na sequência da sua detenção incomunicável, a 22 de Outubro de 2010. O representante do MP negou a existência das torturas denunciadas por Irisarri, mas decidiu não avançar com a acusação, face às dúvidas que o testemunho de torturas e os relatórios médicos poderiam suscitar.

Em Setembro de 2014, numa sessão marcada por terríveis relatos de tortura, Irisarri afirmou ter sido espancado (sobretudo nos testículos, o que agravou uma infecção urinária), ter sido submetido a sessões de «saco [asfixia]» e a outro género de tormentos («exercício físico até à exaustão», «flexões», enquanto lhe batiam). Irisarri foi espancado de tal maneira que teve de ser internado no Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, antes de ser presente ao juiz de instrução Fernando Grande-Marlaska [que ainda não tem julgamento marcado].

Agora, com o processo arquivado, a Polícia espanhola voltou a prendê-lo, acusando-o de «injúrias». / Ver: ahotsa.info