segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Contra a «política da vingança», manifestação dia 28 pela libertação dos presos doentes

Um grupo de familiares e amigos dos presos políticos bascos anunciou hoje, em Bilbo, a realização de uma manifestação na capital biscainha para exigir a libertação dos presos políticos bascos doentes. A mobilização tem lugar no dia 28 (12h30, Praça Elíptica), nas vésperas da manifestação que, a partir das 19h00 (Praça Zabalburu), irá reivindicar a amnistia para os prisioneiros bascos.

Jone Artola, irmã de um preso, e Estibaliz Gorostiaga, filha de Pablo Gorostiaga (antigo autarca de Laudio condenado no processo 18/98 e recentemente libertado), leram um comunicado em que acusaram os estados espanhol e francês de continuarem a aplicar uma «política prisional desumana» que se baseia «na vingança» contra os presos e os seus familiares.

Artola e Gorostiaga afirmaram que manter na prisão alguém gravemente doente é um «procedimento ilegal» e vincaram a necessidade de que esses presos sejam «levados para suas casas para poderem ser tratados com dignidade, pois nada disso é possível no interior de uma prisão», referindo-se a Txus Martin, Joxemi Etxeandia, Ibon Iparragirre, Gorka Fraile e Txente Askasibar como exemplos de presos cujas doenças «graves e incuráveis» precisam de ser tratadas em «condições dignas». A manifestação realiza-se sob o lema «Gaixo dauden presoak etxean behar ditugu» [precisamos dos presos doentes em casa]. / Ver: eitb.eus e uriola.eus

NAS FESTAS DE ONDARRU: AURTEN BE...
Ver: Turrune! e Turrune!