sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Montagem policial não pegou e Edurne Martínez foi absolvida

Edurne Martínez, jovem de Altsasu (Nafarroa) julgada a 25 de Fevereiro no Tribunal de Donostia por ter participado no Aske Gunea, em Abril de 2013, foi absolvida da acusação de «fazer frente à autoridade». O Ministério Público pedia que fosse condenada a 15 meses de cadeia. Desde o início, a jovem afirmou ter sido vítima de uma «montagem policial».

No julgamento, as acusações lançadas pela Ertzaintza contra Edurne foram desmontadas. A jovem disse e reafirmou: «Opúnhamo-nos de forma desobediente e resistíamos de forma passiva à injustiça que era encarcerar vários jovens pela sua militância política; os únicos violentos ali foram os polícias».

Tanto Edurne como o movimento de moradores que a apoiou ao longo deste tempo fizeram questão de sublinhar que se trata de «uma vitória popular contra repressão e, sobretudo, contra as montagens policiais», acrescentando que «as desmontaram e venceram com as únicas armas de que dispõem: a luta, a firmeza e a solidariedade». / Ver: hitzondo.net e topatu.info