segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Estado imperialista espanhol será julgado e dia 12 de Outubro haverá sentença

Dia 19 de Outubro, começa o julgamento de cinco militantes da Askapena, que podem apanhar seis anos de cadeia. O Ministério Público espanhol solicita ainda a ilegalização e a dissolução da Askapena, da comparsa bilbaína Askapeña e de outras duas organizações. Face a este ataque, a dinâmica Herriak Libre deu início a uma campanha «para romper o guião habitual e julgar quem quer julgar», ou seja, o Estado imperialista espanhol. No sábado, 5, foram revelados, em Iruñea, os julgamentos agendados em Euskal Herria e no estrangeiro, antes da sentença popular, que será decretada a 12 Outubro.

Na ocasião, os membros da dinâmica Herriak Libre afirmaram que, «após anos de negação e opressão», serão eles, «o povo, a julgar o Estado imperialista espanhol. «Julgaremos o Estado imperialista espanhol por anos de opressão sobre o povo basco; por manter e perpetuar esta prisão de povos sem Estado; pela responsabilidade que tem na ocupação e opressão do povo saarauí; por ser membro da NATO e pelo que fez e continua a fazer no continente latino-americano», afirmaram.

As conclusões de todos os julgamentos realizados em Euskal Herria e fora dela serão reunidas numa sentença popular, decretada a 12 de Outubro, Dia da Hispanidade e antes dito «da raça», na capital navarra.

O primeiro julgamento teve lugar em Mendillorri este domingo, 6. Seguem-se, este mês, Zizur e Antsoain (dia 12), Urretxu, Txantrea, Donibane e Elorrio (19), Laudio (20), Iruñeko Alde Zaharra, Tutera, Gares, Lizarra, Lesaka, Donostia, Arrasate, Agurain e Arabako mendialdea (26). Já em Outubro, Bilbo (dia 2), Ordizia, Irun, Zarautz, Barakaldo, Algorta, Galdakao, Gasteiz, Sakana e Atarrabia (3), Nabaskoitze e Tafalla (10).

Fora de Euskal Herria, estão agendados julgamentos para Barcelona e a Bretanha, no dia 11. Seguem-se Paris (dia 13), Málaga (20), Madrid (25) e Buenos Aires (26). Em Brescia, o Estado imperialista espanhol já foi julgado a 26 de Agosto, mas voltará a ser submetido a nova decisão popular no dia 24 deste mês.

Julgamento do Estado imperialista espanholMais info: askapena.org