quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cresce o apoio à manifestação de dia 28 a favor da amnistia

Na primeira lista de adesões expressas ao comunicado da manifestação pró-amnistia agendada para dia 28 em Bilbo, os signatários a título individual eram 91 e, agora, são 269. Nela se encontram nomes como Alfonso Sastre, James Petras, Iñaki Gil de San Vicente, Carlo Frabetti, Ángeles Maestro, John Cattalinoto, Fermin Balentzia, Alfredo Grimaldos ou Nekane Jurado.
O apoio também aumentou ao nível das organizações e colectivos, que passaram de 33 para 72 signatários. E o mesmo se passou com os grupos de música – 55 na lista inicial; 82 na lista actual. Recorde-se, para além disso, que, no sábado passado, um grupo substancial de ex-presos políticos deu uma conferência de imprensa a apoiar a marcha, apelando, em simultâneo, à participação do povo basco.

O apoio à mobilização de dia 28 não pára de crescer, apesar do pedido de proibição da marcha feito ao tribunal de excepção e, segundo denuncia o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão num comunicado, das «pressões e ataques físicos e verbais» perpetrados «contra membros do seu colectivo».

Viagens até Bilbo
Para facilitar a deslocação até Bilbo no dia manifestação, haverá viagens organizadas em diversos pontos do País Basco: Gasteiz (bilhetes à venda nas tabernas Elizondo e Lorategi), Tolosaldea (tolosaldean.amnistia@gmail.com), Donostialdea (amnistiadonostialdea@gmail.com), Iparralde (amnistiaren.oihua@gmail.com / tel: 06 12 40 61 36), Iruñerria (Kalixto Taberna, Bar Katu, Zuriza, na Alde Zaharra de Iruñea; Ezpala, em Iturrama; Akelamendi, em Barañain). / Mais info: lahaine.org