sábado, 16 de janeiro de 2016

Pelo Donbass e contra o imperialismo, concentração em Bilbo dia 23

Foi agendada para dia 23, às 12h30, uma concentração em Bilbo, frente à sede do Privat Bank ucraniano (n.º 45 da Gran Vía, localizada por trás do Governo Civil, na Praça Moyua). A acção enquadra-se na campanha de ajuda humanitária e de solidariedade organizada pelo comité EH-Donbass e pelo Movimento Antifascista. O seu objectivo é bem claro: «aproveitar a existência da sede, em Bilbo, de um dos representantes da Junta oligárquica nazi-fascista da Ucrânia para mobilizar o povo trabalhador basco em prol da resistência antifascista das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e contra o regime assassino financiado, armado e ajudado pela UE e os EUA», informa a Ezkerraldea Antifaxista em comunicado.

Os promotores da iniciativa recordam que um dos fundadores e principais accionistas do banco ucraniano é o principal sponsor do batalhão de Azov e é um dos grandes representantes do lobby sionista no território. Criticando o papel da comunicação social, recordam ainda que no Donbass o fascismo já provocou 11 mil mortos, mais de 17 mil feridos e dois milhões de deslocados entre a população civil, e que no Estado ucraniano se estão a promover ilegalizações, acções repressivas, ataques contra diversas minorias, comunistas e associações da classe trabalhadora, bem como a limpeza total do património histórico, político e cultural da época soviética – com o alto patrocínio da UE e dos EUA, e com a protecção militar do seu braço armado, a NATO.

Assim, exortam os democratas e antifascistas a compareceram na concentração de Bilbo, «contra o imperialismo e o fascismo, em defesa dos valores da liberdade, da igualdade e solidariedade entre todos os povos trabalhadores». Quando passam 30 anos sobre o «não» do País Basco à NATO, na concentração de dia 23 serão também homenageadas as milícias antifascistas que «por dignidade e consciência» estão em luta. Em simultâneo, dar-se-á um novo impulso anti-imperialista e combativo à solidariedade do Povo Trabalhador Basco. «Paz entre os Povos, Guerra entre as Classes», concluem. / Ler comunicado: «Por el Donbass y contra el imperialismo, ¡antifascistas a Bilbo!» (antinperialistak) / Ver: aseh