sexta-feira, 29 de julho de 2016

Também nas praias se ouvirá o protesto contra a dispersão dos presos políticos

Como acontece há muitos anos em período estival, a Etxerat promove concentrações contra a política de dispersão nas praias de Euskal Herria. As mobilizações terão lugar nas costas biscainha e guipuscoana no dia 7 de Agosto, com excepção da que se realiza em Gorliz-Plentzia, que é no dia 31 de Julho.

A associação de familiares e amigos de presos políticos bascos – Etxerat – volta a levar a exigência do fim da política de dispersão às praias do País Basco. Isso mesmo foi anunciado hoje numa conferência de imprensa em Donostia.

Na ocasião, os representantes da Etxerat afirmaram que a «dispersão é uma política de excepção, uma anomalia com quase três décadas», que não podem aceitar que seja encarada como um facto normal. Afirmaram ainda que «sobre centenas de famílias pesam as consequências da dispersão: sofrimento e dor».

Lutando contra o silenciamento desta realidade, a Etxerat volta às praias, tal como o fez em verões anteriores. Foram agendadas mobilizações para as costas da Bizkaia e de Gipuzkoa.

Em Gipuzkoa, os protestos terão lugar nas praias de Deba, Zarautz, Orio e Donostia, no dia 7 de Agosto, ao meio-dia.

Na Bizkaia, as mobilizações serão nas praias de Gorliz-Plentzia, a 31 de Julho (às 12h00), e nas de Laida, Lekeitio, Ondarroa, Bakio e Muskiz, a 7 de Agosto (às 12h00). Também neste dia, às 13h00, haverá concentrações nas praias de Laidatxu e Ea. / Ver: Berria