sábado, 19 de novembro de 2016

O povo de Altsasu convoca uma manifestação para o próximo sábado

Cerca de 1500 pessoas participaram hoje numa conferência de imprensa, em Altsasu, para anunciar a realização de uma manifestação silenciosa nas ruas da localidade navarra, no próximo, sábado, às 13h00. Com o lema «Altsasu», a mobilização visa denunciar as detenções de jovens da localidade, na sequência de uma zaragata com agentes da Guarda Civil num bar, e que foram acusados pela juíza Carmen Lamela, do tribunal de excepção espanhol, de «ofensas corporais terroristas».

A mobilização de dia 26 parte da praça junto à Iorte kulturgunea e é convocada por familiares dos detidos, pelo povo de Altsasu e pela Câmara Municipal.

O município fez seu o sentir dos familiares dos detidos esta semana: «Sentem-se indefesos, desamparados e muito preocupados com o futuro dos filhos, face ao sobredimensionamento dos factos e à possibilidade de a Audiência Nacional [espanhola] decretar penas desproporcionadas, ao considerar os factos como "terrorismo"».

Por isso, pediram apoio a todas as instituições navarras para que os factos sejam julgados num tribunal de Iruñea. De acordo com o Berria, o Ministério Público vai solicitar penas que vão dos dez aos quinze anos de cadeia para os jovens incriminados na sequência de uma zaragata num bar de Altsasu com dois guardas civis, a 15 de Outubro.

Esta semana, Carmen Lamela, juíza do tribunal de excepção espanhol [na foto], deu ordem de prisão a sete jovens, acusando-os de «ofensas corporais terroristas» en su puñetera ex-paña. / Ver: Berria

Leitura: «Altsasuko eskandalua: Zer dago zirku mediatikoaren atzean?» (argia)
[De Lander Arbelaitz] Nola amaituko da guzti hau? Zigor Kode berriaren muga lausoetan noraino joan daitezkeen ikusteko Euskal Herriko kasu bat erabiliko dutela dirudi. Garai gogorrak Altsasun.