terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Acções de protesto em Gasteiz pela visita do Maccabi de Telavive

No dia 29, o Baskonia recebe, em Gasteiz, o Maccabi de Telavive, num jogo a contar para a Liga Europeia de basquetebol. Considerando que o Maccabi é o «principal embaixador desportivo do regime de apartheid israelita», diversas organizações agendaram acções de protesto para a altura do jogo, que se enquadram na campanha de BDS (boicote, desinvestimento e sanções).

Numa conferência de imprensa que hoje teve lugar na capital alavesa, os organizadores dos protestos afirmaram que a equipa do Maccabi é «non grata» em Gasteiz, por ser cúmplice nos crimes de guerra de Israel contra o povo palestiniano.

As acções relacionadas com a vinda do Maccabi a Gasteiz começam amanhã, com a conferência «A luta dos presos palestinianos». Será na sede da Etxerat, às 19h30, e contará com a participação de Isabel Perez (jornalista que vive em Gaza) e de Mussaáb Bashir (antigo prisioneiro da FPLP).

O programa prossegue no dia 27, na Oihaneder Euskararen Etxean, com a conferência «Maccabiri Boikota. BDZ eta kirol arloa» [boicote ao Maccabi. BDS e âmbito desportivo], por Koldo Alzola (da campanha BDS).

Para o dia do jogo foi convocada uma concentração, às 17h00, sob o lema «Boicote ao Maccabi e a Israel. Não são bem-vindos». Seguir-se-á uma kalejira com os aficionados da Indar Baskonia. / Ver: argia e askapena.org [comunicado]