quarta-feira, 5 de abril de 2017

De volta à Bizkaia, a Korrika segue em festa

A 20.ª edição da grande corrida a favor do euskara e a maior iniciativa mundial a favor de uma língua – Korrika – continua a todo o vapor, sem parar, com milhares de pessoas nas estradas do País Basco a expressarem o seu compromisso em defesa da língua basca.

A «corrida» começou a 30 de Março, em Otxandio, na Bizkaia, e esta manhã regressou a território biscainho ao atravessar a «muga» entre o município guipuscoano de Mutriku e o de Ondarroa, já na Bizkaia. Este ano, a Korrika termina em Iruñea, a 9 de Abril.

Ao longo de 11 dias e 10 noites, sem parar, centenas de milhares de pessoas irão ligar Otxandio a Iruñea, participando numa parte de um percurso que tem mais de 2500 quilómetros e passando de mão em mão um testemunho que simboliza a própria língua. / PERCURSO da Korrika 20

A Korrika à passagem por Ondarroa [BerriaTB]Depois de uma noite com muita gente nas estradas de Gipuzkoan, por volta das 10h20 a Korrika entrou na Bizkaia por Ondarroa. O BerriaTB acompanhou em directo. / Ver: «Começou a Korrika 20» (aseh)