domingo, 2 de julho de 2017

Sobre o acidente sofrido por familiares de um preso político de Altsasu

Um grupo de familiares de Adur Ramírez de Alda, preso político de Altsasu (Nafarroa), sofreu um acidente rodoviário no regresso de uma visita na cadeia de Aranjuez, na passada quinta-feira, 29, perto de Burgos. O Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) lembra que se trata do segundo acidente provocado pela dispersão em poucos dias, depois do que envolveu um amigo de Iker Lima.

Num comunicado, o MpA sublinha que «a política de dispersão provocou 16 mortos e centenas de feridos» – mortes que, afirma, não surgem do acaso, «mas são o resultado das decisões tomadas por diversos partidos políticos».

«Embora tenha sido utilizada antes, toda a gravidade da dispersão é subsequente ao Pacto de Ajuria Enea, com o PNV e o PSOE a serem os principais impulsionadores desta medida», diz o texto.

Actualmente, estes dois partidos dizem que «a dispersão dos presos já não faz sentido», pelo que o MpA lhes pregunta se a dispersão alguma vez fez sentido e se, para conseguir o arrependimento dos presos, valia a pena assassinar os seus familiares.

«PP, PSOE e PNV são os grandes responsáveis pela dispersão e pelos acidentes dos familiares e amigos dos presos politícos, e é preciso que isso fique escrito na história deste povo», afirma o MpA. / Ver: amnistiAskatasuna