quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Sindicatos denunciam falta de pessoal e degradação do serviço nos Correios da Bizkaia

Todos os sindicatos que representam os trabalhadores nos Correios da Bizkaia manifestam o seu desagrado perante a falta de pessoal. A situação, que se verifica todo o ano, agudiza-se no Verão, o que provoca atrasos na distribuição da correspondência e deteriora a prestação do serviço a que os utentes têm direito, afirmam.

Numa nota, os sindicatos mostram-se preocupados com a gestão dos serviços postais na Bizkaia, nomeadamente com a «poupança nas despesas com o pessoal» dos últimos anos, «que se traduziu numa redução drástica do número de trabalhadores».

A falta de pessoal e o facto de não serem colmatadas as ausências (por férias ou baixa) têm como consequência «uma maior carga laboral, bem como a impossibilidade de se cumprir os prazos de entrega da correspondência». Isto conduz ao agravamento das «condições de trabalho e degrada o serviço prestado aos utentes».

Os sindicatos defendem que os Correos, na Bizkaia, devem contratar pessoal suficiente para fazer frente às necessidades, de forma a que a empresa, pública, cumpra a sua obrigação de prestar um serviço público postal de qualidade e deixe de violar os direitos que assistem aos cidadãos. / Ver: LAB [a foto é de trabalhadores dos Correios em Gasteiz]