quinta-feira, 14 de setembro de 2017

300 pessoas protestaram contra projecto de demolição de Errekaleor

Cerca de 300 pessoas juntaram-se, ontem, na Praça da Virgem Branca, em Gasteiz para protestar contra o projecto de demolição do bairro autogerido pelos habitantes em Errekaleor.

Ontem, a sociedade municipal Ensanche 21, do Município de Gasteiz, aprovou a adjudicação do projecto de demolição das casas do bairro de Errekaleor. Por isso, a plataforma Errekaleok Bizirik, que apoia os habitantes do bairro, promoveu a realização de uma concentração na capital alavesa.

Um membro da plataforma, Jonbe Agirre, disse que, depois da decisão do município, «a melhor defesa do bairro é continuar a desenvolver o processo participativo» e as mobilizações. Agirre reconheceu não ter conhecimento do momento em que os despejos podem vir a ocorrer.

As modas do capital em Euskadi
Foi a 21 de Julho que a sociedade pública recebeu as propostas para ver quem ia demolir o popular bairro autogerido de Errekaleor. Ontem, soube-se que foi adjudicado à empresa Bimsurvey, por cerca de 34 mil euros mais IVA.

A empresa escolhida tem agora um mês para expor por escrito as directrizes da demolição. Depois, a Câmara Municipal abrirá um concurso para a execução da obra. Os prazos estarão relacionados com o processo judicial movido contra os habitantes do bairro que a Ensanche 21 quer despejar.

Para além da aprovação da demolição, o município decidiu pedir à Polícia Local que identifique os habitantes do bairro - ambas as coisas aprovadas com os votos a favor de PNV, PSOE e PP, e a oposição das demais forças. / Ver: eitb.eus