terça-feira, 12 de setembro de 2017

Concentração em Gasteiz contra a Lei da Mordaça

Seis membros da plataforma Kaleratzeak Stop Araba foram multados em 602 euros, no âmbito da aplicação da Lei da Segurança dos Cidadãos, conhecida como Lei da Mordaça. O Departamento de Segurança do Governo de Gasteiz acusa-os de «obstrução à autoridade» durante um despejo no bairro de Zabalgana, na capital alavesa, a 15 de Setembro do ano passado.

Em protesto contra os despejos e para anunciar que não acatam a Lei da Mordaça e não vão pagar a multa imposta, os seis activistas realizam uma concentração esta quinta-feira, 14, às 11h00, na Praça da Virgem Branca, em Gasteiz.

As multas estão relacionadas com o despejo ocorrido a 15 de Setembro do ano passado no bairro de Zabalgana. Então, uma centena de pessoas concentrou-se para impedir que uma inquilina, mãe de três filhos, fosse despejada de um andar da sociedade pública Alokabide, gerida pelo Governo de Lakua e à qual devia 9000 euros.

A plataforma contra os despejos defendeu que a execução ia ter lugar sem que a família em causa tivesse uma «alternativa» e lembra que a concentração à entrada do prédio foi «devidamente comunicada, para denunciar uma violação grave» dos direitos humanos. / Mais info: Diario de Noticias