domingo, 5 de novembro de 2017

Nove habitantes de Barañain depõem na AN por apoiar família de um preso

Os nove moradores de Barañain (nos arredores da capital navarra) foram intimados há dois meses pela Guarda Civil, porque participaram num acto de apoio à família do preso político basco Xabier Sagardoy. Esta semana, souberam que vão depor na Audiência Nacional espanhola a 8 de Novembro.

Há já dois meses que sabem que estão a braços com a Justiça espanhola, que os acusa do crime de «enaltecimento do terrorismo» por terem participado num brinde de apoio à família de Xabier Sagardoy, preso político basco que se encontra na cadeia de Soria.

O brinde teve lugar no início das festas de Barañain deste ano, e, com ele, pretendeu-se também denunciar a política de dispersão a que Sagardoy é submetido e as consequências daí decorrentes para os seus familiares.

Agora, foi-lhes comunicado que terão de se apresentar ao juiz Ismael Moreno, do tribunal de excepção espanhol, no próximo dia 8, às 11h30. Foi-lhes dada a possibilidade de depor por videoconferência no Palácio de Justiça de Navarra, em Iruñea. / Ver: plazaberri.info

O bilbaíno Sebas Prieto foi libertado
O preso político basco Sebas Prieto foi libertado ontem de manhã, depois de ter passado 23 anos na cadeia, informou a Etxerat. O bilbaíno saiu da prisão de Teixeiro (Corunha), onde o esperavam amigos e familiares.

Ao cabo de 23 anos longe da sua terra, em virtude da política de dispersão que lhe foi aplicada, o bilbaíno pôs-se a caminho de Euskal Herria e, à tarde, foi recebido por centenas de pessoas no popular bairro de Otxarkoaga.