terça-feira, 5 de dezembro de 2017

A AN condenou os 12 «rappers» de La Insurgencia a dois anos e um dia de prisão

A Audiência Nacional espanhola condenou a dois anos e um dia de prisão os 12 rappers do grupo La Insurgencia, acusados de crimes de «enaltecimento do terrorismo». Deste modo, é-lhes retirada a possibilidade de solicitar a suspensão da pena efectiva. O tribunal de excepção condena-os ainda a pagar uma multa de 4800 euros e a nove anos de inabilitação absoluta.

Os 12 rappers de La Insurgencia são os primeiros a ser condenados a mais de dois anos de cadeia, pelo que, se o Supremo Tribunal não aceitar o seu recurso, terão de cumprir a pena.

Alfredo Remírez, preso numa das operações Araña, foi condenado a um ano e meio de cadeia por «enaltecimento», depois de chegar a acordo com o Ministério Público. Posteriormente, a AN espanhola decidiu que tinha de cumprir a pena, tendo em conta os antecedentes relacionados com um processo anterior de «enaltecimento», em que denunciou a política de dispersão dos presos políticos bascos com bonecos de cartão, numa das festas de Amurrio (Araba, EH). / Ler notícia na íntegra, em castelhano: Movimiento Político de Resistencia