terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Três jovens de Altsasu estão há 414 dias na cadeia

A 14 de Novembro de 2016, a Guarda Civil prendeu vários jovens da localidade navarra de Altsasu, na sequência de uma zaragata num bar com dois agentes da Benemérita, ocorrida um mês antes, a 15 de Outubro de 2016.

Acusados pela juíza Carmen Lamela de um «crime de terrorismo» – por causa de uma «confusão num bar» –, oito jovens foram incriminados e incorrem em penas que vão dos 12 anos e meio aos 62 anos e meio de cadeia (para a maioria foram pedidos 50 anos).

Oihan, Jokin e Adur há 414 dias na cadeia
Oihan Arnanz, Jokin Unamuno e Adur Ramirez de Alda, três dos jovens de Altsasu incriminados no «bizarro processo», estão em prisão preventiva há quase 14 meses.

No final de Novembro, os seus familiares informaram que o tribunal de excepção espanhol decidiu julgá-los entre 17 e 27 de Abril, depois de lhes ter recusado a liberdade. Quando chegar o julgamento, Adur, Oihan e Jokin terão cumprido 17 meses de prisão preventiva – e no regime mais duro.

Como há muito foi denunciado, trata-se de um ataque contra um povo que, de forma activa, há muito denuncia que a Guarda Civil está a mais em Altsasu, localidade com um dos índices mais elevados de polícia por habitante na Europa. / Ver: aseh, aseh e aseh

«Gora Altsasu eta gora Altsasuko gazteria!»
Viva Altsasu e viva a sua juventude!