sábado, 17 de fevereiro de 2018

Conferência sobre «Prisão e repressão» em Santurtzi

Por iniciativa do Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão de Ezkerraldea e Meatzaldea (Bizkaia), tem lugar no próximo dia 10 de Março, às 19h00, uma conferência sobre «Prisão e repressão» na localidade biscainha de Santurtzi.

O encontro irá decorrer no Gaztetxe La Kelo e conta com intervenções de Pablo Hasél, Andeka Jurado e Carlos Hernández, Pote. Segue-se um concerto do rapper catalão. A entrada custa três euros.
 
Sobre os participantes
Pablo Hasél, rapper, comunista, foi julgado recentemente na Audiência Nacional espanhola e pode apanhar 12 anos de cadeia por defender a sua opinião tanto nas suas canções como nas redes sociais. Durante o julgamento, manteve-se firme perante os juízes e reafirmou a sua ideologia. Mostrou-se sempre solidário com o Movimento pró-Amnistia.

Andeka Jurado esteve preso por kale borroka durante três anos e meio. Quando da sua detenção, esteve incomunicável e foi torturado durante quatro dias pelos «cipaios», antes de ser entregue à AN espanhola. No âmbito da Operação Aranha, foi preso pela Guarda Civil e condenado a um ano e meio de prisão por se «despedir» de Iosu Uribetxeberria no Twitter.

Carlos Hernández, Pote, é membro do colectivo Salhaketa. Especialista em casos de repressão, irá falar sobre a utilização que o sistema faz da prisão e da lei, bem como dos direitos que temos em caso de detenção. / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2