terça-feira, 6 de março de 2018

O preso basco Xabier Rey foi encontrado morto na cela em Puerto III

O preso político basco Xabier Rey Urmeneta, do bairro pamplonês de Donibane, tinha 38 anos e foi encontrado morto esta terça-feira na prisão de Puerto III (Cádis), a mais de 1000 km de casa, revelou a Etxerat, associação de familiares e amigos dos presos bascos.

Numa nota, a Etxerat denunciou que o preso Xabier Rey Urmeneta, Antxo, se encontrava «numa cadeia a mais 1000 quilómetros de Euskal Herria», tendo acrescentado que permanecer em primeiro grau dez anos «prejudica as condições de vida dos presos bascos».

A Etxerat, que expressou o seu «apoio e solidariedade» à família do preso iruindarra, exigiu o fim da política de dispersão e «restantes medidas cruéis de excepção que são mantidas contra os presos bascos e fazem aumentar a dureza da pena imposta».

A associação anunciou que amanhã, às 11h30, irá dar uma conferência de imprensa num hotel de Iruñea relacionada com a morte de Xabier Rey.

Detido em Outubro de 2008 na capital navarra, Urmeneta esteve incomunicável e denunciou ter sido torturado enquanto permaneceu nessa condição. Foi condenado em 2011 pela Audiência Nacional espanhola por integrar o Comando Nafarroa da Euskadi Ta Askatasuna. / Ver: eitb.eus