quinta-feira, 19 de abril de 2018

Polícia espanhola prende activista canário por criticar os monarcas espanhóis

A Polícia Nacional espanhola prendeu esta manhã, em Tenerife, o conhecido activista Roberto Mesa, por alegadas injúrias aos Bourbons divulgadas numa rede social.

Roberto Mesa, activista canário a favor do povo saarauí e ligado a outras causas, foi preso esta manhã numa cidade da ilha de Tenerife, sendo depois levado para uma esquadra Polícia espanhola em Santa Cruz de Tenerife, onde um grupo de pessoas de concentrou em seu apoio.

De acordo com a irmã, Sara Mesa, a Polícia entrou no apartamento aos pontapés, tendo levado Roberto Mesa algemado e apreendido o seu computador e telemóvel. A advogada de Mesa, Alicia Múgica, também confirmou estes dados. Na operação de detenção, a Polícia recorreu pelo menos a seis viaturas.

A detenção ocorre na sequência de um processo judicial instaurado pelo Tribunal de Santa Cruz de Tenerife, no âmbito do qual Mesa é acusado de «um crime de ódio» e de «injúrias» pelos comentários que lançou no Facebook por ocasião da visita do rei espanhol às Canárias, em Março.

Montou-se um arraial porque Roberto Mesa terá afirmado «Los borbones a los tiburones» ou «Me cago en la monarquía, en el rey y en todos sus cuerpos represivos». Um arraial como tantos outros no Estado espanhol, para intimidar e silenciar pessoas social e politicamente comprometidas, e incómodas ao capitalismo e ao fascismo em Espanha. / Mais info: aqui, aqui e aqui

«Los Borbones son unos Ladrones»Os boibões são uns ladrões!